Um lead já significa que tem sinais de alguém interessado no que sua empresa oferece. O primeiro contato do lead é uma oportunidade única que exige experiência e agilidade.
Você sabia que leads atendidos em até 5 minutos pode ter 100% de taxa de resposta?
Uma abordagem inicial pode conquistar o cliente e iniciar uma ótima jornada do consumidor, resultando em conversão futuramente.
É muito comum que a equipe de vendas enfrente dificuldades para esse primeiro contato com o cliente, por diversos motivos, como o lead estar ocupado, despreparado para receber o contato de um vendedor ou ainda não está em seu estado de compra entendendo que precisa de determinado produto ou serviço.
Porém, é importante superar as principais dificuldades do primeiro contato com o lead, afinal, esse é um momento estratégico.
Como encantar no primeiro contato com o lead?
O primeiro contato do lead é realizado com muita paciência, preparação e estratégia. Que tal algumas dicas?
1- Ofereça informações relevantes
É preciso ao menos 10 minutos de conversa para entender as dores e o que este lead está buscando.
Tenha clareza e objetividade em oferecer informações que realmente interessem o lead, despertando a curiosidade dele. Informações sobre o mercado em que o lead atua e insights sobre como o público dele se comporta são um bom começo.
Para chegar até essas informações, é importante também fazer uma boa pesquisa previamente.
2- Evite a autopromoção
O foco não é seu produto ou serviço e sim o lead. Este é um momento de entendimento e para colher informações, nada de tentar vender algo que o lead ainda nem conhece, nem sabe detalhes. Foque em entender as necessidades dele, que serve também como um filtro para entender se vale a pena para os objetivos da sua empresa continuar o atendimento ou não, ou seja, aproveite para qualificar este contato.
3- Tenha uma proposta de valor clara no primeiro contato com o lead
De acordo com nosso parceiro RD Station, é preciso ter uma proposta bem objetiva:
Não só no seu primeiro contato com o Lead, mas em todos os pontos de contato, use uma mensagem alinhada, dentro do que ele precisa e de acordo com o que o seu produto pode oferecer. Essa mensagem precisa passar uma proposta de valor clara, em poucas palavras, que faça referência a um driver de negócio, um movimento e uma métrica.
4- Crie mensagens simples e objetivas
É importante estabelecer credibilidade, gerar curiosidade e sugerir um próximo passo muito fácil, tudo por meio de mensagens simples. Para o segundo contato, sugira já uma data e horário, para não deixar nada em aberto em na decisão do lead.
Ter um software de CRM é muito importante para organizar e fazer a gestão de toda a jornada do consumidor, dados e fluxo de contato, facilitando e personalizando o processo para aquecer ainda mais o lead através de seu histórico.
A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, aceleradora de negócios, como foco em desempenho e resultados.
Entre em contato conosco ou preencha o formulário para batermos um papo e juntos acelerarmos seus negócios!
Leave A Comment