Uma das estratégias de Marketing Digital que mais beneficiam as marcas é o investimento em campanhas de anúncios. Peças publicitárias que circulam pela Internet são boa parte do conteúdo disponível online, atualmente. Afinal, milhares de empresas já reconheceram a importância de estar onde seu público está, isto é, se fazer presente – e visível – na Internet. Contudo, esse posicionamento deve ser feito de maneira planejada e alvo de monitoramento constante, utilizando as plataformas que temos à disposição – sobretudo:

  • Facebook Ads;
  • Google Ads;
  • Instagram Ads.

Cada qual com suas diferentes possibilidades e regras de uso, essas ferramentas são o braço direito dos especialistas em mídias digitais, proporcionando diversos formatos criativos, escolhas de objetivos, métricas para análise, dentre outros recursos indispensáveis para garantir o máximo retorno sobre seu investimento. Mas como isso acontece? Por que esse modelo de anúncios vale a pena?

Vamos falar mais a fundo sobre os motivos para contar com essa estratégia ao longo do artigo. Faça uma boa leitura e garanta o sucesso do seu planejamento com a ajuda de profissionais experientes!

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Motivos para investir em campanhas de anúncios

1) Acelera o reconhecimento da sua marca

Trabalhar com mídia orgânica é essencial para gerar identificação com o público. Isso pode ser feito através de conteúdos ricos – disponibilizados para download em sites e blogs – e posts no feed das redes sociais (sobretudo Facebook, Instagram, Linkedin, etc.). Mas se a sua intenção é ter mais visibilidade a curto prazo, investir em estratégias de curto prazo pode ser a sua melhor opção!

Com a aplicação correta do seu orçamento, é possível exibir sua marca, serviço ou produto para um número considerável de pessoas em um menor espaço de tempo. É o que chamamos de…

Levar a mensagem certa, para as pessoas certas e na hora certa.

Isso tudo só é possível, no entanto, se a persona da sua empresa estiver bem definida, isto é, se um representante fictício do cliente ideal for o interlocutor dos seus anúncios. O personagem é construído com base em informações reais sobre seu público alvo, dando características mais “humanas” para os números frios que as análises apresentam.

Afinal, escrevendo para a “Vitória, de 24 anos, que acabou de se formar na faculdade e procura um novo apartamento em São Bernardo do Campo” fica muito mais fácil de se comunicar com “mulheres, entre 20 e 25 anos, ensino superior completo, na região no ABC Paulista”, concorda?

2) Eleva sua integração com o consumidor

A identificação com as chamadas e CTAs utilizados nos anúncios desperta interesse que, por sua vez, gera curiosidade, resultando em interação e, por fim, nas tão esperadas conversões em leads. Essa jornada, desde que devidamente monitorada por um time capacitado, é capaz de revelar muitas novas informações sobre seu público-alvo, desmentir impressões errôneas ou confirmar hipóteses apresentadas pelos estudos prévios do planejamento.

Utilizando a mídia paga, você pode segmentar o perfil a quem os anúncios se destinam com base em gênero, idade, escolaridade, localização e outras informações demográficas. Observando os resultados, porém, também é possível se aprofundar no nível de conhecimento do público, descobrindo quais são os seus hábitos e preferências.

Seguindo o exemplo do tópico anterior, você pode descobrir que a Vitória, agora residente em Santo André e trabalhando em uma empresa multinacional, está casada, frequenta parques em todo o ABC conforme registrado no CRM, já interagiu com seus conteúdos em uma rede social.

Ao mesmo tempo, quando analisar importantes indicadores – como curtidas, alcance, cliques, visualizações, etc. – você vai descobrir quais formatos de arte que mais chamam a atenção, quais tipos de texto geram maior interação, quais chamadas para ação causam impacto, dentre outros pontos. A soma desses conjuntos de dados permite a otimização dos anúncios e o aumento da sua performance.

3) Permite maior flexibilidade de investimento

Sem dúvidas, um dos motivos para que os anúncios sejam bem recebidos pelas empresas é a possibilidade de adequar a sua estratégia ao orçamento, contratando apenas aquilo que sua atual situação comporta. Nesse contexto é primordial definir com muita precisão o objetivo da campanha! 

Questione-se antes de qualquer outro passo, sobre o quê você pretende alcançar com essa ação. Maior número de curtidas em uma página? Cadastros em formulários de contato? Mais participantes em um evento?  Instalações do seu novo aplicativo?

Ao mesmo tempo, é possível pensar em alternativas mais econômicas, como o patrocínio de posts que têm bom desempenho no feed. Não são anúncios de fato, mas publicações impulsionadas para que tenham maior alcance e engajamento – o que pode ser excelente para a gestão de marca, mas talvez não tão eficaz durante o lançamento de um novo empreendimento, por exemplo.

De modo geral, caso opte pelo método completo de campanha de anúncios, você pode utilizar a forma de leilão, isto é, dar um lance inicial e depois pagar a cada…

  • Objetivo alcançado;
  • Impressão causada no público;
  • Conversão de novos leads pelos anúncios etc.

Assim, o investimento em Marketing Digital mostra ter uma ótima relação de custo-benefício, sobretudo para micro e pequenos empresários, profissionais liberais e autônomos!

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4) Analisa resultados simultaneamente

Não é necessário esperar que o tempo de veiculação das campanhas acabe para, só então, avaliar seu desempenho. Através de relatórios periódicos e o acompanhamento constante dos KPIs disponíveis, os profissionais à frente da estratégia podem observar, em tempo real, como, quanto e por que seus anúncios estão ou não desempenhando. Dessa forma, elaboram otimizações contínuas para elevar cada vez mais os resultados. Essas medidas envolvem:

  • Pausar o que não está performando;
  • Utilizar mais de um público – o que chamamos de Teste AB;
  • Experimentar diferentes formatos criativos; dentre outras.

5) Comporta diversos tipos de peças

Como citamos brevemente acima, caso os especialistas venham a constatar que, por exemplo, uma imagem retangular não está tendo tanta adesão quanto uma arte quadrada, é possível solicitar o time de Criação que desenvolva outras versões da peça quadrado, explorando outras cominações de texto e foto. Assim, a arte com baixo desempenho é removida do conjunto e as novas criações são adicionadas, aumentando a performance geral da campanha.

De fato, a depender do perfil do público e dos dispositivos utilizados para interagir e visualizar seus anúncios, artes diferentes podem ser recebidas de maneiras diferentes – com maior ou menor aceitação. Portanto, estar atento às métricas e aos formatos permitidos nas redes sociais é fundamental para manter seus Ads em dia. Explore:

A. Imagens únicas – ideias para a divulgação de produtos ou marcas, com uma pequena quantidade de texto (foco nas fotos), preferencialmente salvas em PNG ou JPEG, descrição de no máximo 90 caracteres e título de 25 caracteres. Lembre-se de inserir um CTA na imagem também!

B. Vídeo – Forte tendência para 2022, os vídeos são excelentes para quem busca destaque no feed de notícias e, de acordo com estudos, devem concentrar as informações mais importantes logo nos primeiros segundos. Preferencialmente, deve ter de 15 a 30 segundos, descrição de 90 caracteres, no formato 16:9 (horizontal) ou 9:16 (vertical);

C. Carrosséis – Seguindo as mesmas especificações das imagens únicas, esses conjuntos criam uma experiência imersiva para o público, permitindo a apresentação de diversos produtos, a contação de uma história (storytelling), uso de vídeos, criação de um passo a passo, dentre outras ideias. 

Conclusão

O Marketing Digital permite o aproveitamento de muitas ferramentas que, como objetivo comum, têm o aumento do seu desempenho nas mídias sociais, incluindo tanto a Gestão de Marca (com postagens nas redes sociais) e campanhas específicas de anúncios nessas mesmas plataformas (com destaque para o Facebook, Instagram e Google). Trata-se de um investimento consciente, bastante planejado, segmentado e constantemente aperfeiçoado, proporcionando os melhores resultados para sua empresa – seja qual for seu porte e orçamento.

Você ainda não utiliza o Marketing Digital como parte do seu planejamento estratégico? Então aproveite o novo ano para adotar também um novo posicionamento! Converse com os experientes especialistas da Solare Interativa, Melhor Agência Digital de 2021 pelo Prêmio ABCCom, e faça parte dos nossos cases de sucesso com uma performance exemplar!