Marketing Digital para startup é uma de nossas paixões e um dos maiores orgulhos em nosso portfólio. Desde o processo de naming até otimização de campanhas de desempenho, o marketing digital pode alavancar seus negócios e trazer resultados já no primeiro mês de atividade. Por isso, separamos 4 passos fundamentais para o sucesso da sua startup e, ao final, um bônus: Um case e tudo o que fizemos para nosso cliente empreendedor.
Antes de falarmos de marketing digital para startups, é necessário entender a importância do marketing como um todo: É uma poderosa ferramenta desde o lançamento e posicionamento do negócio, até seu desenvolvimento e evolução.mO Marketing Digital é ainda mais relevante por ser mais barato, mais efetivo e mais mensurável — tudo o que é necessário para uma startup em crescimento!
Não existe uma fórmula nem um modelo para copiar, mas é possível seguir alguns passos que usamos e traçar um planejamento que se adeque ao seu negócio:
Primeiro passo: Planejar
Parece óbvio, mas o planejamento pauta todas as ações que serão tomadas e cronograma. Por isso é o primeiro e mais importante item: você precisa investir um tempo planejando para facilitar os próximos passos.
Ok, mas o que deve conter no planejamento?
Um ponto forte da Solare é ir fundo quando o assunto é planejamento estratégico, pois com um bom planejamento existem muito mais chances da estratégia ser assertiva e ter bom desempenho. E é preciso pensar nesses seguintes pontos:
- Análise do cenário atual;
- Objetivos primários e secundários;
- Canais e frentes de atuação;
- Estratégia de comunicação e conteúdo;
- Objetivos de marketing;
- Indicadores de desempenho (KPIs)
- Público-alvo;
- Persona;
- Objetivo social;
- Projeção de mídia;
- Projeção de resultados;
- Cronograma de ações.
Segundo passo: Executar as ações
Sim, rápido assim. Com um planejamento bem estruturado, é possível colocar a mão na massa o quanto antes. Pensar em cronograma de social media, planejar seus emails, traçar estratégias de campanhas e acompanhar os resultados das mídias para otimizações estão neste passo.
Mas como fazer?
É importante pensar na jornada do consumidor, e para isso, trabalharemos com o funil de vendas.
Com cada etapa do funil definida, é hora de pensar em conteúdos para seu público alvo, todos com datas de publicação, como posts, emails, material rico e anúncios.
Terceiro passo: Acompanhar e otimizar
Tudo no Marketing Digital é mensurável, tanto organicamente quanto em campanhas patrocinadas, por isso é necessário acompanhar os resultados para melhor sua taxa de conversão.
É importante comparar a meta de cada KPI – definida no planejamento – com o resultado obtido. Os KPIs macro com objetivo de vendas são:
- Visitantes
- % de conversão por lead
- Número de leads
- Oportunidades
- % de conversão para vendas
- Vendas
Já os KPIs de performance em mídia são:
- Alcance
- Impressões
- Frequência
- Cliques
- Resultados (leads, por exemplo)
- Custo por clique
- Custo por mil
- Custo por resultado
- Taxa de conversão
Quarto passo: Diagnosticar
Aqui entram em ação os relatórios para análise X o resultado. Isso significa que você vai obter o ROAS – retorno sobre investimento em anúncios em tradução livre – e poder mensurar se suas estratégias estão dando certo e obtendo os resultados que você planejou.
Bônus: Case de sucesso – Marketing digital para startup de contabilidade
No início de 2020 nos deparamos com um desafio: Construir do zero uma marca, um posicionamento, um conceito inovador de um segmento tradicional: contabilidade. Mas não qualquer contabilidade, uma CONTABILIDADE 100% DIGITAL.
Desde o processo de naming, criação de logotipo, identidade visual e conceito criativo até a geração de leads, tráfego ao site e controle de custo e resultados, fomos construindo tijolinho por tijolinho, aliás, clique por clique, toda a marca e sua divulgação no ambiente online.
O que fizemos e seguimos fazendo para a contabilidade online:
- Naming
- Logotipo
- Identidade visual
- Desenvolvimento de site
- Planejamento estratégico
- Campanhas de performance Facebook e Google Ads
- Gestão de mídia
- Gestão de branding
- Conteúdo e gestão para redes sociais
- Inbound Marketing
- SEO
O acompanhamento é de perto, com feedbacks diários e reuniões semanais de relatório para tomadas de decisões e otimizações.
Com toda essa estratégia, a startup conquista novos clientes a cada mês, com uma média de crescimento em faturamento de xx% ao mês.
A Solare Interativa é uma agência de marketing digital, aceleradora de negócios, com foco em desempenho e resultados. Quer fazer parte dos nossos cases de sucesso? Entre em contato!
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