Novos negócios e pipeline de vendas andam de mãos dadas. Se você ainda não utiliza em sua estratégia e processo comercial, você pode estar perdendo venda, dinheiro e bons vendedores.
Uma boa e constante gestão dessa dinâmica de vendas é o segredo da eficiência e da garantia de bons negócios, focando em negociações quentes e sem desperdício de oportunidades e bons leads.
Pipeline de vendas no mercado imobiliário é o fluxo das atividades diárias que compõem o processo de vendas no trabalho de corretor de imóveis, mostrando cada uma das etapas de uma negociação. Também conhecido como funil de vendas, ele vai desde o recebimento do lead até a venda do imóvel.
As vantagens de ter um pipeline de vendas
✓ Visão das oportunidades
✓ Valor das oportunidades
✓ Controle de tempo de cada etapa
✓ Controle de tempo da venda
✓ Padronização de processos
Conheça os principais indicadores do pipeline de vendas
Um vendedor que bate metas conhece bem seu pipeline, por isso os números – e mais que isso, a organização deles – são muito importantes.
Existem 4 indicadores fundamentais e estratégicos que um corretor de imóveis deve monitorar e levar em consideração durante o ciclo do pipeline:
1- Ciclo de vendas e tempo médio nas etapas
Você sabia? Um lead atendido em até 5 minutos tem 100% de chance de taxa de resposta?
Ter um limite de tempo e saber a duração da permanência do lead em cada etapa do pipeline é fundamental. Em qual velocidade o estoque de negociações está se movimentando e avançando as etapas no pipeline?
Com isso, é possível entender também a duração média antes do negócio ser fechado, ou seja, o tempo que o vendedor investe no processo para ganhar a negociação. Quanto menor o ciclo de vendas, melhor. No entanto, ele varia de acordo com o produto, persona e modelo de vendas.
Funil de vendas bom é funil que se movimenta, e o mais rápido possível!
2- Número de deals abertos
Seu pipeline deve ter um volume ideal de negociações, que depende do ticket médio e ciclo de venda.
Manter oportunidades de negociações em estoque é importante para suprir etapas posteriores e gerar volume.
Independentemente se a estrutura de prospecção da empresa conta com inbound, outbound ou os dois, o principal preocupado com o volume de leads no pipeline deve ser o próprio vendedor.
3- Ticket médio dos deals trabalhados
As principais metas dos vendedores são número de vendas e receita. O controle do ticket médio das suas negociações é fundamental para pagar o corretor de imóveis e ainda gerar lucro. Em geral, os principais modelos de comissão são 100% atrelados a este número, portanto, conheça o ticket médio dos seus deals!
4- Eficiência geral (close ratio)
Essa métrica é fundamental para que o corretor de imóveis entenda como está sua curva de aprendizagem ao longo do seu ciclo de vendas. Quanto mais eficiente no dia a dia, maior a probabilidade de aumentar suas vendas trabalhando com mais negociações.
É importante monitorar cada etapa e também um panorama geral, entendendo onde estão os gargalos do processo e traçar planos de ação para melhorias.
A Solare Interativa é uma empresa de marketing digital, mas, mais que isso, nos tornamos especialistas em processo de vendas, jornada do consumidor e qualificação de leads. Entenda um pouco melhor neste artigo e fale conosco para conhecer nossas soluções para acelerar suas vendas!
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